Kip Cullers, o maior produtor de graos dos estados unidos ministrou palestra em Jataí

Publicado em 4/1/2012 às: 14:08:30

Fonte: Jataí Rural

KIP CULLERS, O MAIOR PRODUTOR DE GRAOS DOS ESTADOS UNIDOS MINISTROU PALESTRA EM JATAÍ.

O norte americano Kip Kullers mora nos Estados Unidos e é recordista de produção de grãos, especialmente soja e milho. Ele veio a Jataí ministrar uma palestra sobre o seu modo de produção e passar a experiência vivida na agricultura em seu país.

CULLERS - Eu sou produtor há mais de vinte e sempre precisei de projetos para o meu trabalho. Há dez anos comecei a desenvolver um para o aumento da produtividade de milho e soja e com isso consegui, por seis vezes consecutivas, o recorde mundial em produtividade de soja e dez vezes nacional o recorde de milho.

Durante a entrevista ele falou sobre o que o motivou a desenvolver um trabalho de observação com a produção brasileira.

CULLERS - Eu comecei esse projeto porque já visitei o Brasil várias vezes e nessa época nos EUA está frio e agora no Brasil eu consigo ver algumas coisas que com duas safras, eu posso aplicar lá no ano seguinte. No ano passado fiz vários experimentos e não consegui o mesmo desempenho, então resolvi desenvolver aqui o mesmo produto utilizado por isso já fizemos contato com uma empresa em são Paulo para que comece a produzir exatamente o mesmo produto.

Eu perguntei a ele se o produto teria a mesma eficiência no Brasil.

CULLERS - Esse produto funciona muito bem aqui porque tem muita chuva e vai ajudar a aumentar a produção da planta promovendo o metabolismo. Os experimentos já foram de sucesso no ano passo e tem mais de quinhentas propriedades envolvidas e todos com resultados muito bons.

Ele ainda citou algumas regiões onde os experimentos estão sendo realizados.

CULLERS - Tem em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraguai e no Paraná vai começar agora. A procura pelos produtos foi maior que a oferta.

Semelhanças da agricultura brasileira com a norte americana.

CULLERS - Brasil e EUA estão muito parecidos com o manejo. Em minha propriedade 90% é em plantio direto.

Problemas ambientais.

CULLERS - Independente do lugar, todas as pessoas tem a responsabilidade em preservar o ambiente para as gerações futuras. Mas como a gente consegue aumentar a produtividade é uma forma de preservar. A idéia é produzir mais com o que já tem.

Qual a orientação para o produtor sobre o aumento de produtividade.

CULLERS - O mesmo que eu falo nos Estados Unidos. Se você não buscar coisas novas não vai aprender, é preciso buscar produtos novos para a melhoria.

Qual a impressão que você tem do produtor brasileiro.

CULLERS - O produtor brasileiro tem a cabeça bem aberta para o novo. Maioria das pessoas quer tentar coisas novas. O produtor quer aumentar a produtividade e assim está sempre buscando tecnologia. 99% das pessoas querem tentar ser melhor.

Os principais problemas que o produtor brasileiro enfrenta.

CULLERS - Com esse clima tropical aqui tem muito mais problemas com doenças e pragas e que se tornam os maiores problemas e desafios para a produção.

O organizador do evento falou do objetivo em promover o encontro em Jataí. A programação incluiu visitas em propriedades de toda a região.

Release de Reportagem – Jataí Rural
Título: KIP CULLERS
Data: 16/12/11
Veiculação: 20/12/11
Repórter: Fabélia Oliveira
Cinegrafista: Lavosier Lima
Editor: Lima

Leia Também

Encontro Irrigação
Workshop Milho Syngenta
Inauguração Paraíso Máquinas-RV
Evento Porco Pizza
Dados do Agronegócio
Controle Biológico-RV
Produção de Mandioca –RV
Potássio Inteligente
Plantão Do Milho
Lançamento Elatus